O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, tem trabalhado para agendar uma reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, na próxima semana. Ele planeja explicar a Yoon o plano de Tóquio de liberar no mar a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada.
Fontes do governo afirmam que estão sendo tomadas providências para que Kishida e Yoon se encontrem nos bastidores da cúpula da OTAN na Lituânia, que começa na próxima terça-feira (11). Ambos os líderes estão programados para participar do encontro.
Espera-se que Kishida diga a Yoon que o Japão planeja diluir a água, na usina, para reduzir o nível de trítio radioativo para cerca de um sétimo do padrão de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável e iniciar a descarga no verão.
Ele também dirá a Yoon que Tóquio tomará medidas completas para garantir a segurança e evitar rumores prejudiciais com base em um relatório emitido pela Agência Internacional de Energia Atômica e buscará a compreensão da Coreia do Sul.
Na terça-feira, a AIEA emitiu um relatório sobre sua análise do plano de descarga de água do Japão, que diz que ele é consistente com os padrões internacionais de segurança.
- Cidade no Japão testa drones para afastar ursos - 26 de maio de 2026 11:27 pm
- Navios chineses invadem águas territoriais do Japão nas Ilhas Senkaku - 26 de maio de 2026 11:22 pm
- Casos de sarampo no Japão aproximam-se de 500 este ano - 26 de maio de 2026 11:13 pm























