A Coreia do Sul diz respeitar os resultados de uma avaliação da Agência Internacional de Energia Atômica sobre o plano do Japão de liberar no mar a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada.
A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido na usina se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
O governo japonês planeja diluir a água para reduzir o nível de trítio para cerca de um sétimo do padrão de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável.
Na terça-feira, a AIEA emitiu um relatório dizendo que o plano do Japão é consistente com os padrões internacionais de segurança.
Um funcionário do governo sul-coreano disse aos repórteres na quarta-feira: “A posição de longa data do governo é reconhecer a AIEA como uma agência de prestígio internacionalmente aceita, e respeitamos suas conclusões”.
O funcionário acrescentou que o governo concluirá sua própria análise do plano do Japão o mais rápido possível, com base nas conclusões dos especialistas sul-coreanos que inspecionaram a usina em maio, e então anunciará sua posição final.
Há uma grande preocupação na Coreia do Sul sobre o despejo da água no oceano.
Na quarta-feira, uma autoridade sênior do maior partido de oposição, o Partido Democrata, criticou a revisão de segurança da AIEA como insuficiente e não confiável.
- Markko Mendes lança o sofisticado EP My Guitar, My Groove - 22 de abril de 2026 5:15 pm
- Escola Taiyo de Língua e Cultura Japonesa é inaugurada em São Paulo com evento que celebra conexão entre Brasil e Japão - 22 de abril de 2026 5:03 pm
- Putin e Zelensky afirmam que guerra continuará sem trégua - 22 de abril de 2026 1:00 pm























