11.5 C
Kóka
sexta-feira, 24 abril, 2026 11:12: am
spot_img
Inicio Arte e Cultura Programa O Sul em Cima, edição 06/2026, destaca música gaúcha na Rádio...

Programa O Sul em Cima, edição 06/2026, destaca música gaúcha na Rádio Shiga

Edição celebra irmandade entre Shiga e Rio Grande do Sul com Paysanos, Sonia Di Morais e Bando Gramelô

0

Konan, Shiga, Japão, 24 de abril de 2026, Rádio Shiga – O programa “O Sul em Cima”, em sua edição 06/2026, prepara uma transmissão especial que reforça os laços culturais entre o Japão e o Brasil. Apresentado por Marcio Celli e com produção do renomado Kleiton Ramil, o programa será transmitido pela Rádio Shiga Japan na próxima quinta-feira (30), às 20h00 no horário de Tóquio (8h00 no horário de Brasília). O episódio celebra a histórica irmandade entre a província de Shiga e o Estado do Rio Grande do Sul, unindo ouvintes através da sonoridade sulista.

Um dos grandes destaques da edição é o grupo Paysanos. Sediado em Porto Alegre, o trio formado por Luiz Dallastra, Matheus Krummenauer e João Bauken combina elementos do folclore nativo com arranjos contemporâneos, bebendo de fontes como o jazz e o rock. Com músicos de formação erudita e vasta experiência internacional, o grupo apresenta faixas como “Cantiga do Oferecido” e “Aroma Y Piel”, reafirmando a força da Música Popular Gaúcha (MPG).

A sensibilidade feminina ganha voz com Sonia Di Morais. Cantora, maestra e diretora musical, Sonia apresenta seu primeiro EP autoral, onde transita entre a MPB e o jazz com toques regionais. O repertório inclui canções inéditas como “Vem Menina” e uma releitura profunda de “Onde Estará o Meu Amor”, de Chico César. Seu trabalho é reconhecido pelo lirismo que aborda temas como memória e identidade.

A irreverência fica por conta do Bando Gramelô. Formado pelos músicos Leandro Maia, Cardo Peixoto, Kako Xavier e Sulimar Rass, o quarteto aposta no bom humor e na coletividade. O bando traz ao programa o sucesso “Mejuja (Joga na Panela e Mexe)”, lançado originalmente em agosto de 2025, que se tornou um símbolo de frescor e alegria no cenário musical contemporâneo.

A transmissão de quinta-feira (30) não é apenas um evento musical, mas um tributo à parceria de décadas entre Shiga e o Rio Grande do Sul. Essa irmandade, que promove intercâmbios técnicos e culturais, encontra na Rádio Shiga a plataforma ideal para conectar a comunidade brasileira no Japão às suas raízes, mantendo viva a chama da tradição e da inovação artística produzida no extremo sul do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.