Cabo Canaveral, Flórida, Estados Unidos, 19 de janeiro de 2026, Associated Press (AP) – O foguete que levará quatro astronautas em um voo ao redor da Lua alcançou neste sábado (17) sua plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A estrutura de aproximadamente 98 metros percorreu cerca de seis quilômetros sobre um gigantesco veículo transportador, marcando uma nova etapa da missão Artemis II, que pretende retomar a exploração lunar tripulada após mais de cinco décadas.
A missão, liderada pelos Estados Unidos com participação de países parceiros, incluindo o Japão, será o primeiro voo tripulado do programa Artemis. O lançamento está previsto para ocorrer a partir de 6 de fevereiro, dependendo da conclusão dos testes finais.
Durante o voo de teste, os astronautas realizarão procedimentos de acoplamento e treinos de emergência, essenciais para validar os sistemas que serão utilizados em futuras missões de pouso na superfície lunar.
No sábado (17), os quatro tripulantes participaram de uma coletiva de imprensa. O comandante da missão, Reid Wiseman, destacou os dois anos e meio de preparação conjunta e afirmou ter plena confiança no trabalho em equipe. Ele acrescentou que será “extraordinário ver o nascer da Terra e observar a Lua sob uma nova perspectiva”.
Com o foguete SLS e a cápsula Orion posicionados na plataforma 39B, a NASA inicia agora uma série de testes e ensaios gerais que antecedem a autorização final para o lançamento, considerado um marco histórico na retomada da presença humana no espaço profundo.
- JMA revisa magnitude de terremoto em Hokkaido para 6,2 - 27 de abril de 2026 8:26 am
- Revived Echoes lança novo single “Let’s do it Now” - 27 de abril de 2026 8:13 am
- Petróleo dos EUA chega ao Japão após bloqueio de Ormuz - 27 de abril de 2026 6:40 am























