16.4 C
Kóka
sábado, 6 junho, 2026 4:42: pm
spot_img
Inicio Asia Japão e Indonésia negociam transferência de contratorpedeiros

Japão e Indonésia negociam transferência de contratorpedeiros

Ministros de Defesa iniciam conversas sobre possível venda de navios da classe Asagiri para fortalecer cooperação militar

0

Tóquio, Japão, 6 de junho de 2026 – Kyodo News – O Japão e a Indonésia concordaram em iniciar conversas técnicas sobre a possível transferência de contratorpedeiros da Força de Autodefesa Marítima japonesa para a Indonésia.

Os ministros de Defesa Koizumi Shinjiro e Sjafrie Sjamsoeddin se reuniram em Tóquio nesta sexta-feira (5) e celebraram o avanço das discussões em um grupo de trabalho sobre transferência de equipamentos de defesa.

Os dois países decidiram criar o grupo em maio, após o Japão revisar sua política de exportação de equipamentos e tecnologia de defesa, permitindo, em princípio, a venda de armas letais.

Sjafrie demonstrou interesse específico nos contratorpedeiros da classe Asagiri e expressou desejo de concretizar a cooperação em equipamentos e tecnologia de defesa, incluindo a transferência de navios.

“Espero que possamos materializar a cooperação em equipamentos e tecnologia de defesa, incluindo a transferência de equipamentos”, afirmou o ministro indonésio.

O grupo de trabalho iniciará discussões sobre treinamento, educação, manutenção e aspectos operacionais dos navios. A classe Asagiri, lançada em 1988, é a mais antiga em serviço ativo na frota japonesa, com sete unidades ainda operacionais.

A iniciativa representa um importante passo na parceria de defesa entre os dois países no Indo-Pacífico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.