O presidente chinês Xi Jinping deverá se reunir em breve com seu colega japonês em sua viagem para participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
Pequim e Tóquio estão fazendo os preparativos finais para que Xi encontre-se com o primeiro-ministro Kishida Fumio.
A suspensão, pela China, das importações japonesas de frutos do mar, provavelmente, será um dos pontos principais da pauta.
As duas últimas conversações foram realizadas há cerca de um ano, bem antes de a China impor a restrição em agosto, em reação à liberação pelo Japão de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano.
A China importou cerca de 56 milhões de dólares em frutos do mar japoneses em setembro do ano passado. Esse número caiu em mais de 90% no mesmo mês deste ano.
As exportações de produtos importantes como vieiras, pepinos-do-mar e atum caíram para zero.
Os analistas estão atentos para ver se a reunião levará a um progresso nessa questão, bem como em outras, como a detenção de cidadãos japoneses pela China por supostas atividades de espionagem.
- OMS declara surto de Ebola no Congo como emergência global - 18 de maio de 2026 9:25 am
- Sanja Matsuri em Asakusa termina com desfile de mikoshi - 18 de maio de 2026 9:18 am
- Equipe feminina de futebol da Coreia do Norte chega ao Sul para torneio - 18 de maio de 2026 9:11 am























