Biden e Modi participarão da cúpula das Ilhas do Pacífico
Os líderes dos Estados Unidos e da Índia participarão da cúpula, do próximo mês, das 18 nações e territórios do Fórum das Ilhas do Pacífico.
O primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, fez o anúncio no domingo (30).
Joe Biden e Narendra Modi farão uma parada em Papua Nova Guiné, a caminho da Austrália, para a cúpula do Quad em Sydney, em 24 de maio. A estrutura quádrupla é composta por Austrália, Japão, Estados Unidos e Índia.
A escala de Biden seria a primeira visita de um presidente dos EUA em exercício ao país rico em recursos, mas em grande parte subdesenvolvido, com quase 10 milhões de habitantes, ao norte da Austrália.
O presidente chinês, Xi Jinping, visitou Papua Nova Guiné em 2018.
O país está sendo cortejado pela China e pelos EUA e seus aliados, já que Marape busca impulsionar o investimento estrangeiro.
Washington intensificou os esforços para combater a crescente influência de Pequim na região depois que a China firmou um pacto de segurança com as Ilhas Salomão no ano passado.
- Mulheres no Afeganistão vivem sob opressão talibã - 13 de julho de 2026 8:59 am
- 14 países cobram que China aceite decisão do tribunal sobre o Mar do Sul - 13 de julho de 2026 8:14 am
- Terremotos deixam 10 mil prédios inutilizados na Venezuela - 13 de julho de 2026 8:06 am






















