Kyiv, Ucrânia, 5 de fevereiro de 2026, Reuters – Um alto funcionário do governo ucraniano afirmou que o país não aceitará condições desfavoráveis para encerrar o conflito com a Rússia, rejeitando qualquer proposta que envolva retirada unilateral de tropas das linhas de frente. A declaração foi feita pelo vice-chefe do Gabinete da Presidência, Pavlo Palisa, em entrevista concedida na capital Kyiv.
O representante ucraniano também sugeriu que a Rússia pretende capturar toda a região de Donetsk até o fim de março ou início de abril, mas classificou o plano como irrealista, destacando que as forças ucranianas continuarão a contraofensiva.
Segundo Palisa, Moscou intensificou ataques contra instalações de energia em meio ao rigoroso inverno, o que ele classificou como atos de terrorismo, dada a vulnerabilidade da população civil às baixas temperaturas.
Quase quatro anos após o início da invasão russa, a Ucrânia enfrenta desgaste militar e humanitário, enquanto pressiona aliados por reforço no fornecimento de equipamentos e assistência estratégica. O governo mantém a posição de que qualquer negociação deve ocorrer sob condições que preservem a soberania e a integridade territorial do país.
- Terremoto de magnitude 5,6 atinge o centro do Japão - 26 de junho de 2026 11:37 pm
- Greve atinge fábrica da Midea após agressão a trabalhador brasileiro por um chinês - 26 de junho de 2026 8:03 pm
- Alerta de deslizamento é ativado no Japão por fortes chuvas - 26 de junho de 2026 6:10 pm























