Konan, Shiga, Japão, 20 de novembro de 2025, NHK – O programa O Sul em Cima, edição 36/2025, apresentado por Marcio Celli, será transmitido pela Radio Shiga Japan na próxima quinta-feira (27), às 20h00 no horário de Tóquio e 8h00 em Brasília. A edição traz como destaques artistas que representam a força da música negra e da cultura popular do Rio Grande do Sul.
Entre os nomes confirmados estão Loma, Tribo Maçambiqueira, Dona Conceição, Pâmela Amaro e o coletivo Ialodê, cada um com sua trajetória marcada pela resistência, inovação e valorização das raízes culturais.
Loma: com 50 anos de carreira, a cantora mistura repertórios regionais, latino-americanos e brasileiros. Seu próximo álbum, Loma Preta Gaúcha, tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026.
Tribo Maçambiqueira: grupo de Osório que canta o mar, a lagoa e o quilombo, reconhecido em festivais como a Tafona da Canção Nativa.
Dona Conceição: artista multifacetado de Alvorada, que desde jovem promove inclusão social e denuncia o racismo através da arte.
Pâmela Amaro: cantora e compositora porto-alegrense, referência no samba e na valorização das narrativas femininas negras.
Ialodê: coletivo formado por Loma, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros, que celebra a trajetória das mulheres negras na música gaúcha.
A edição promete ser um marco na valorização da arte negra e regional, conectando o público japonês e brasileiro em torno da música e da cultura do sul do Brasil.
- Brasil: Senado rejeita Jorge Messias para o STF em derrota histórica do governo - 30 de abril de 2026 8:01 am
- Japão busca ampliar exportação de alimentos para Bangladesh - 30 de abril de 2026 7:34 am
- Japão acelera produção de bandeiras Furafu para o Dia das Crianças - 30 de abril de 2026 6:27 am























