Jacarta, Província de Jacarta, Indonésia — 6 de setembro de 2025 Xinhua – Mais de dez dias após o início das manifestações, os protestos contra o governo continuam a se espalhar pela Indonésia. A insatisfação popular, que começou no dia (25) com o anúncio de subsídios excessivos a parlamentares, ganhou força após a morte de um mototaxista atropelado por um veículo blindado da polícia no dia (28).
A vítima, que trabalhava em uma plataforma de transporte por aplicativo, foi atingida durante uma operação policial em Jacarta. O caso gerou comoção nacional e intensificou os atos em diversas cidades do país, incluindo Bandung, Makassar e Yogyakarta.
“Espero que esse caso seja investigado com seriedade. Não podemos aceitar esse tipo de violência,” declarou um colega da vítima.
Até o momento, ao menos dez pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança, segundo organizações locais. A polícia anunciou no dia (3) a demissão de um dos agentes envolvidos no atropelamento, numa tentativa de conter a tensão.
Apesar das medidas, a indignação persiste. Na capital, pontos de ônibus destruídos durante os protestos começaram a ser reparados, mas os manifestantes seguem exigindo salários justos, fim da corrupção e respeito aos direitos civis.
“Não vamos parar até que nossas demandas sejam atendidas. A desigualdade está insuportável,” afirmou uma manifestante em frente ao Parlamento.
O governo enfrenta pressão crescente para abrir diálogo com os movimentos civis e revisar políticas que têm ampliado a desigualdade social. A repressão policial e o silêncio oficial sobre desaparecimentos durante os protestos também têm sido alvo de críticas internacionais.
- Copa do Mundo tem início com vitória do México na abertura - 12 de junho de 2026 12:20 pm
- Japão lança sexto foguete H3 com novo modelo de teste - 12 de junho de 2026 12:06 pm
- O Sul em Cima, edição 13/2026, celebra música brasileira na Rádio Shiga com Bento Gil e Juliana Linhares - 12 de junho de 2026 8:10 am























