Teerã, Província de Teerã, Irã, 13 de junho de 2025 – IRNA – O gabinete do líder supremo do Irã confirmou oficialmente nesta sexta-feira (13) a morte de dois dos mais altos comandantes militares do país em um ataque aéreo israelense. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, e o comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Major-General Hossein Salami, foram mortos na ofensiva lançada por Israel contra instalações estratégicas em território iraniano.
A morte de Bagheri e Salami representa um dos golpes mais duros à estrutura militar iraniana nos últimos anos, em um momento de alta tensão no Oriente Médio. Ambos os generais ocupavam posições centrais na coordenação de operações estratégicas e de defesa nacional.
A Guarda Revolucionária, considerada a força de elite do regime iraniano, divulgou um comunicado advertindo que os “crimes e erros de cálculo dos inimigos jurados do Irã e dos iranianos não ficarão sem resposta”.
Israel ainda não divulgou detalhes sobre os alvos específicos da operação, mas fontes regionais indicam que as ofensivas foram direcionadas a centros estratégicos de comando e logística do Irã, especialmente ligados à Guarda Revolucionária.
A comunidade internacional acompanha com apreensão os desdobramentos, enquanto governos e organizações multilaterais apelam por moderação e esforços diplomáticos para conter o avanço de uma possível guerra aberta entre os dois países.
- Ditador Kim Jong Un promete fortalecer marinha - 6 de junho de 2026 3:47 pm
- Japão e Indonésia negociam transferência de contratorpedeiros - 6 de junho de 2026 3:42 pm
- O Narco-Estado invisível: A inércia das cúpulas do poder e a conquista global do PCC - 6 de junho de 2026 11:46 am























