Majuro, Ilhas Marshall – 08 de fevereiro de 2024 – No dia 1º de março, completar-se-ão 70 anos desde que os Estados Unidos conduziram um teste de bomba de hidrogênio no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico. O parente de um pescador japonês exposto à radiação participará de uma cerimônia nas Ilhas Marshall para pedir a abolição das armas nucleares.
Quando o teste foi realizado em 1954, os tripulantes do Daigo Fukuryu Maru, de Yaizu, no centro do Japão, e os barcos de pesca da Prefeitura de Kochi, no sudoeste do Japão, foram expostos à radiação.
O pai falecido de Shimomoto Setsuko estava em uma das embarcações de Kochi. Ela participará de uma cerimônia que será realizada na capital das Ilhas Marshall, Majuro, em 1º de março. Pessoas locais que foram expostas à radiação também participarão.
Shimomoto diz que quer conhecê-los, além de legisladores locais, para apelar pela eliminação das armas nucleares. Ela também deseja destacar o fato de que muitos barcos de pesca de Kochi foram expostos a radiação.
Shimomoto diz querer que muitas mais pessoas entendam os perigos da exposição.
Dez anos atrás, um ex-tripulante do Daigo Fukuryu Maru, Oishi Matashichi, participou da cerimônia.
- Kumamoto completa 10 anos dos terremotos de 2016 - 14 de abril de 2026 6:21 am
- Nikkei 225 cai com temor por oferta de petróleo e tensões - 14 de abril de 2026 2:22 am
- GPS ajuda polícia a prender ladrões de cobre no Japão - 14 de abril de 2026 2:18 am























