Toronto, Canadá – 07 de dezembro de 2023 – A renomada ativista pró-democracia de Hong Kong, Agnes Chow, revelou as razões por trás de sua decisão de não retornar à sua terra natal em uma entrevista exclusiva à NHK World. A líder, que cumpriu pena em 2020 por seu papel em grandes protestos, foi solta em 2021 e agora reside em Toronto.
Chow, inicialmente programada para retornar a Hong Kong este mês para relatar periodicamente à polícia, anunciou sua decisão através de seu primeiro post no Instagram em cerca de dois anos. Em resposta, o Chefe Executivo de Hong Kong, John Lee, afirmou que fugitivos como ela serão caçados para sempre, a menos que se entreguem.
Na entrevista, Agnes Chow compartilhou suas experiências dos últimos três anos, destacando o controle e as limitações impostas pela polícia de segurança nacional em sua vida diária. Ela mencionou eventos específicos, como ser forçada a escrever cartas de agradecimento à polícia e realizar uma viagem patriótica a Shenzhen.
“Eu só quero viver livremente”, afirmou Chow, justificando sua decisão de não retornar. Ela expressou temores significativos sobre ser forçada a ir para a China continental, onde acredita que sua segurança pessoal estaria em risco, sem a possibilidade de retornar a Hong Kong.
“Hong Kong é para sempre minha casa. Eu sou para sempre uma hongkonguesa. Mas, ao mesmo tempo, Hong Kong, para mim, é um lugar de medo”, disse ela, destacando as preocupações com sua segurança pessoal diante de relatos de presença policial chinesa no exterior.
Agnes Chow concluiu a entrevista expressando seu desejo de chamar a atenção global para a situação contínua em Hong Kong e pediu que o mundo permaneça vigilante em relação à cidade.
- Fortes chuvas deixam rastro de destruição em Kyushu - 3 de julho de 2026 6:05 am
- Japão e Índia reforçam laços econômicos em cúpula - 3 de julho de 2026 5:54 am
- Rússia ataca zona civil em Kiev com mísseis e drones e deixa 13 mortos e dezenas de feridos - 2 de julho de 2026 8:29 pm























