Tóquio, Japão – 07 de dezembro de 2023 – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, realizou sua primeira conversa telefônica com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, desde o início do conflito entre Israel e o grupo Hamas, que teve início em outubro.
Durante os 20 minutos de diálogo na quarta-feira (6), Kishida condenou veementemente os atos terroristas realizados pelo Hamas. No entanto, ele também instou Israel a respeitar o direito internacional, pedindo que as baixas civis fossem mantidas mínimas e que os esforços para desescalar o conflito fossem intensificados.
O primeiro-ministro japonês expressou apoio à solução de dois estados para o conflito entre Israel e a Palestina.
Além do conflito em Gaza, os líderes discutiram os ataques a navios comerciais no Mar Vermelho por insurgentes Houthi no Iêmen. Em 19 de novembro, membros da milícia Houthi apreenderam um navio de carga de bandeira britânica operado por uma empresa japonesa nessas águas.
Enquanto Netanyahu expressou preocupação com os ataques, Kishida os criticou veementemente, destacando que eles obstruem a navegação segura. Ambos os líderes concordaram em manter uma cooperação estreita em resposta à situação no Oriente Médio, incluindo a Faixa de Gaza.
- Vagas em linha de montagem oferecem até 2.000 ienes por hora em Shiga - 10 de julho de 2026 2:47 pm
- Programa O Sul em Cima, edição 17/2026, destaca trabalho de Leandro Maia - 10 de julho de 2026 11:23 am
- Deslizamentos matam pelo menos oito crianças em campo de refugiados em Bangladesh - 10 de julho de 2026 8:47 am






















