A câmara baixa do parlamento russo, ou Duma, votou a favor da eliminação da ratificação do país do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, ou CTBT.
O tratado proíbe todas as explosões nucleares, seja para fins militares ou pacíficos. Na quarta-feira, a Duma votou unanimemente para rescindir a ratificação.
Espera-se que a câmara alta tome a decisão já no dia 25 de outubro, o que traçará o caminho para a Rússia se retirar do pacto que ratificou em 2000.
Em 5 de outubro, o presidente russo Vladimir Putin sugeriu a possibilidade de a Rússia revogar sua ratificação do CTBT. O governo Putin tem ameaçado repetidamente com o possível uso de armas nucleares por seus militares na guerra contra a Ucrânia.
Os analistas consideram que a Rússia está tentando intensificar suas contramedidas contra os Estados Unidos, que estão apoiando a Ucrânia, ao sugerir uma possível retomada dos testes de armas nucleares.
- Kagoshima e Okinawa em alerta pela tempestade tropical Jangmi - 31 de maio de 2026 4:19 pm
- Ucrânia ataca refinaria russa a 500 km da fronteira - 31 de maio de 2026 4:10 pm
- EUA e Irã divergem sobre programa nuclear e estreito de Ormuz - 31 de maio de 2026 4:03 pm























