Altos funcionários americanos e russos inciam conversações sobre a Ucrânia
Altos funcionários dos Estados Unidos e da Rússia iniciaram conversações na Suíça sobre a situação na Ucrânia.
As conversações iniciadas com o destacamento de cerca de 100.000 soldados russos perto da fronteira com a Ucrânia estão aumentando as tensões militares entre os dois países.
Em uma tentativa de encontrar um avanço, a Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wendy Sherman, e o Vice-Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, estão se reunindo em Genebra nesta segunda-feira (10).
Washington quer que a Rússia retire imediatamente as unidades destacadas na fronteira ucraniana. A Rússia quer uma garantia juridicamente vinculativa de que a OTAN não se expandirá mais para incluir seus vizinhos.
Indo para as conversações, Ryabkov instou novamente Washington a fazer uma concessão.
Washington negou terminantemente a possibilidade de ceder às exigências russas. Além disso, advertiu repetidas vezes que uma invasão militar russa da Ucrânia iria enfrentar graves sanções por parte dos Estados Unidos e seus aliados na Europa.
Enquanto isso, as autoridades americanas enfatizaram, anteriormente, a prontidão de Washington para falar sobre a escala dos exercícios militares e da instalação de mísseis na região de uma forma que beneficiaria ambos os lados.
- Cessar-fogo entre Israel e Líbano gera incerteza nas conversações entre EUA e Irã - 5 de junho de 2026 2:05 am
- Urso foge de escritório após ataques no Japão - 5 de junho de 2026 2:00 am
- Ações de Tóquio recuam após recordes históricos - 4 de junho de 2026 7:19 pm























