China lança nave espacial não tripulada
A China lançou uma nave espacial não tripulada para a lua, com a missão de recolher amostras da superfície lunar.
A Televisão Central da China, operada pelo Estado, informou que um foguete carregando a nave espacial Chang’e 5 decolou de um centro espacial no sul da ilha chinesa de Hainan às 4h30min, horário de Pequim, nesta terça-feira (24).
A China considera as missões lunares como chave para seu programa espacial. No ano passado, a China se tornou o primeiro país a pousar uma sonda não tripulada no lado escuro da lua. A comunicação entre uma nave espacial do outro lado da lua e o controle da missão na Terra é difícil porque as ondas de rádio não chegam.
O interesse em missões na Lua tem crescido cada vez mais. Os Estados Unidos estão liderando o programa Artemis, que é um programa internacional para construir um novo posto avançado que orbitará a Lua e enviará astronautas para a Lua novamente. O Japão anunciou sua participação no programa.
O governo chinês tem a ambição de se tornar uma potência espacial até 2030. A competição entre a China, os EUA e a Rússia deve se intensificar.
- Turismo no Japão registra queda pelo segundo mês em maio - 18 de junho de 2026 12:02 pm
- Japão apresenta proposta para reduzir imposto de alimentos - 18 de junho de 2026 11:24 am
- Takaichi destaca união do G7 em segurança energética - 18 de junho de 2026 11:08 am























