Trump critica Japão e China por política monetária. O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou o Japão e a China, dizendo que estes países desvalorizam suas moedas.
Foi sua primeira crítica direta à política monetária do Japão desde sua posse.
Trump falou em uma reunião de executivos da indústria farmacêutica nesta terça-feira.
Ele disse: “Você olha para o que a China está fazendo, e olha para o que o Japão tem feito ao longo dos anos: eles jogam no mercado financeiro, jogam no mercado da desvalorização, e nós nos sentamos como um bando de bonecos”.
A desvalorização cambial é vista como um passo para tornar as exportações mais competitivas.
Trump também disse que outros países estão se aproveitando dos EUA “com sua oferta de dinheiro e desvalorização”.
Observadores dizem que a observação é, aparentemente, uma crítica da política monetária do Banco do Japão e do Banco Central Europeu.
Trump disse, na semana passada, que os Estados Unidos incluirão em todos os futuros acordos comerciais bilaterais uma cláusula que impeça a manipulação cambial com o objetivo de impulsionar as exportações.
Trump prometeu reduzir o déficit comercial dos EUA.
Que política monetária ele planeja fazer é um foco de atenção, antes da reunião de cúpula Japão-EUA, prevista para 10 de fevereiro.
- Iene despenca e atinge menor nível em quase 40 anos - 30 de junho de 2026 6:25 am
- Brasil vence o Japão por 2 a 1 em partida da Copa do Mundo e segue para as oitavas de final - 30 de junho de 2026 6:15 am
- Pepper Diaz lança remixes dançantes de “Long Game” - 29 de junho de 2026 9:19 pm























