
Japão-EUA, Inada e Carter reafirmam aliança de segurança. Os chefes de defesa japonês e norte-americano, reafirmaram a importância da aliança bilateral de segurança, antes da posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos.
A ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, encontrou-se com o secretário americano de Defesa, Ash Carter, na quarta-feira.
Inada disse que a aliança Japão-EUA se aprofundou e fortaleceu sob a liderança de Carter.
Ela pediu seu apoio contínuo.
Carter disse que a aliança é a pedra angular da estabilidade na região Ásia-Pacífico e nunca foi mais forte ou mais capaz de contribuir para a segurança, em toda a região e além.
Os dois confirmaram que iriam trabalhar para conseguir o retorno, programado, de cerca de metade de uma área de treinamento militar dos EUA na Província de Okinawa, para o controle japonês, em 22 de dezembro.
Eles também concordaram em continuar as negociações para restringir o escopo dos trabalhadores da base militar dos EUA que estão sob jurisdição dos EUA, sob um acordo proposto, motivado pela prisão de um funcionário civil da base norte-americana pelo assassinato de uma japonesa.
O dois também recornfirmaram que as Ilhas Senkaku, em Okinawa, se enquadram no âmbito do tratado de segurança Japão-EUA.
- Brasil da corrupção: Operação Compliance Zero expõe novas suspeitas de integrantes do PT - 20 de junho de 2026 8:47 pm
- Enviado dos EUA viaja à Suíça para negociar com o Irã - 20 de junho de 2026 8:16 pm
- Aung San Suu Kyi completa 81 anos em prisão domiciliar - 20 de junho de 2026 11:47 am






















