17.6 C
Kóka
domingo, 7 junho, 2026 10:36: am
spot_img
Inicio América Latina Peru vive eleição presidencial acirrada neste domingo

Peru vive eleição presidencial acirrada neste domingo

Keiko Fujimori e Roberto Sanchez disputam segundo turno em meio a instabilidade política e desafios econômicos

0

Nagoya, Japão, 7 de junho de 2026 – Radio Shiga – Os peruanos vão às urnas neste domingo para o segundo turno da eleição presidencial, uma disputa acirrada que nosso colunista Tokuchan Nohara acompanha diretamente da cidade de Nagoya, no Japão.

Nenhum candidato atingiu os 50% necessários na primeira rodada em abril, o que levou ao confronto entre a direitista Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, e o esquerdista Roberto Sanchez, ex-ministro de Comércio Exterior e Turismo.

O Peru enfrenta forte instabilidade política, com oito presidentes em dez anos e sucessivos escândalos de corrupção. Os principais temas da campanha são a segurança pública deteriorada e as profundas desigualdades econômicas do país.

“Vamos formar um governo que consiga governar com rapidez, tomar medidas de emergência e concluir obras públicas de forma estável”, disse Keiko Fujimori na quinta-feira.

Já Roberto Sanchez afirmou que “chegou a hora do povo que nunca teve poder e busca dignidade e direitos”.

Pesquisas recentes mostram uma corrida muito equilibrada. As urnas fecham às 17h no horário local e a apuração começa imediatamente. Caso a diferença seja mínima, o resultado final pode demorar alguns dias para ser confirmado.

Tokuchan Nohara continuará acompanhando os desdobramentos da eleição peruana e trará as últimas atualizações em suas próximas análises.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.