Tóquio, Japão, 3 de junho de 2026 – Kyodo News – O número de casos de sarampo no Japão ultrapassou 500 neste ano, o segundo ritmo mais acelerado desde 2019, quando o país registrou o maior número de infecções da última década.
O Instituto Japonês para Segurança em Saúde informou que 11 novos casos foram registrados na semana até 24 de maio, elevando o total de 2026 para 511 ocorrências.
“Cerca de 70% dos pacientes foram infectados dentro do Japão”, apontou o instituto, destacando que o vírus foi provavelmente introduzido por viajantes do exterior.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que se espalha pelo ar. Os sintomas incluem febre alta, tosse e erupções cutâneas. Em casos graves, pode levar à morte.
O Ministério da Saúde do Japão enfatiza que a vacinação é a principal forma de prevenção. As autoridades recomendam que crianças sigam o calendário regular de vacinação e orientam que pessoas em contato com crianças não vacinadas, profissionais do turismo e funcionários de aeroportos considerem receber a dose.
Como o sarampo foi considerado eliminado no Japão, os casos atuais acendem o alerta para a necessidade de manter altas taxas de imunização e vigilância rigorosa contra importação do vírus.
As autoridades seguem monitorando a situação e pedem que a população fique atenta aos sintomas e busque orientação médica caso suspeite de infecção.
- Estátua de Shinzo Abe é inaugurada em cerimônia no Japão - 13 de junho de 2026 4:36 pm
- SpaceX faz estreia histórica na Bolsa de Nova Iorque - 13 de junho de 2026 3:26 pm
- Companhias aéreas do Japão sobem novamente a taxa de combustível - 13 de junho de 2026 10:51 am























