22 C
Kóka
segunda-feira, 1 junho, 2026 7:31: pm
spot_img
Inicio Asia Japão prepara orçamento de 20 bilhões por causa da crise no Irã

Japão prepara orçamento de 20 bilhões por causa da crise no Irã

Verba suplementar visa conter a alta nos preços de energia provocada pelas tensões geopolíticas no Oriente Médio

0

Tóquio, Japão, 1 de junho de 2026, NHK. O governo do Japão planeja solicitar dezenas de bilhões de dólares para um orçamento extra voltado a conter os impactos dos preços mais altos de energia, impulsionados pelo conflito no Irã. Autoridades governamentais estão elaborando um projeto de lei de orçamento suplementar no valor de mais de 3,1 trilhões de ienes, o que equivale a quase 20 bilhões de dólares.

A proposta incluirá 2,5 trilhões de ienes como um fundo de contingência para o caso de a disparada nos preços dos combustíveis e outros reflexos do conflito no Oriente Médio afetarem diretamente a economia japonesa.

O governo decidiu utilizar parte desse fundo como subsídio para auxiliar as famílias a pagarem os custos crescentes de energia durante o verão. Além disso, há planos de buscar 100 bilhões de ienes em subsídios para municípios regionais, com o objetivo de aliviar o peso financeiro sobre os usuários de gás liquefeito de petróleo.

A intenção é financiar a totalidade deste orçamento extra por meio de títulos de cobertura de déficit. Apesar disso, a previsão é de um impacto mínimo na saúde fiscal do país.

Essa redução nos títulos emitidos ocorreu graças a uma arrecadação de impostos maior do que a esperada e a cortes de gastos em determinados itens orçamentários, o que abre espaço para a nova manobra financeira sem comprometer a estabilidade do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.