19.3 C
Kóka
terça-feira, 16 junho, 2026 6:28: am
spot_img
Inicio Asia Japão e Itália celebram acordo de paz entre EUA e Irã

Japão e Itália celebram acordo de paz entre EUA e Irã

Em Roma, as primeiras-ministras Sanae Takaichi e Giorgia Meloni reforçam parcerias estratégicas em semicondutores, minerais críticos e aeroespacial antes do G7

0

Roma, Província de Roma, Itália, 16 de junho de 2026, Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA) — A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, e a sua homóloga italiana, Giorgia Meloni, reuniram-se em uma cúpula bilateral de alto nível na capital italiana. As duas governantes mantiveram conversações aprofundadas por mais de uma hora na segunda-feira (15), marcando o primeiro encontro presencial desde a última agenda oficial conjunta realizada em Tóquio, em janeiro.

“As líderes saudaram com entusiasmo o anúncio do memorando de entendimento firmado entre os Estados Unidos e o Irã, cujo principal objetivo é colocar um fim definitivo aos combates militares na região.”

Durante os diálogos, as mandatárias confirmaram que Tóquio e Roma trabalharão em estreita colaboração diplomática para ajudar a consolidar a paz e a estabilidade duradouras no Oriente Médio, acompanhando de perto a execução rápida e constante do tratado. Paralelamente, os governos concordaram em fortalecer as cadeias de suprimentos por meio do armazenamento conjunto de minerais críticos, incluindo terras raras, além de impulsionar o setor de tecnologia avançada focado na produção de semicondutores.

“Ficou decidida a expansão das atividades com base em um memorando previamente trocado entre as administrações, emitindo também uma declaração conjunta voltada para a área aeroespacial.”

O novo tratado civil e militar prevê o desenvolvimento compartilhado de dados de satélite e a criação de medidas coordenadas de mitigação e combate ao lixo espacial. As governantes também alinharam os ponteiros para acelerar o projeto de engenharia militar focado no desenvolvimento conjunto de aviões de caça de próxima geração, iniciativa de defesa que une os parques industriais do Japão, da Itália e do Reino Unido.

A parada em território italiano representa a segunda etapa da viagem oficial da comitiva japonesa pelo continente europeu. Na sequência, a chefe de governo japonesa seguirá rumo à cúpula dos líderes do Grupo dos Sete (G7), programada para ocorrer em Evian, no leste da França. Diante dos chefes de Estado, o plano japonês é apresentar novas propostas globais sobre segurança energética e estocagem de minerais estratégicos, colhendo os frutos políticos das costuras diplomáticas realizadas em suas visitas à Grã-Bretanha e à Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.