Tóquio, Japão, 6 de junho de 2026 – Kyodo News – O conflito no Oriente Médio está elevando o preço do nafta, matéria-prima derivada do petróleo usada na produção de diversos itens, e está mudando o visual das prateleiras japonesas.
Empresas japonesas começam a adotar embalagens mais simples, com menos cores, para conter os custos crescentes. A confeitaria Fujiya lançará no próximo mês novos pacotes de biscoitos sem as cores azul e verde, e também sem foto do produto. A empresa planeja alterar outras nove embalagens a partir de julho.
A Itoham Foods apresentou uma nova linha de produtos usando apenas três cores e estuda simplificar itens antigos. “Os preços estão subindo. As novas embalagens podem parecer um pouco estranhas, mas talvez ganhem valor pela novidade”, disse Nakajima Yuko, executiva da Itoham Yonekyu.
“As embalagens monocromáticas e garrafas plásticas mais finas podem reduzir os custos de produção em quase 10%”, informou a rede de lojas de descontos Don Quijote.
Grandes redes de conveniência também se adaptam. A FamilyMart começará a oferecer sacolas com menos plástico ainda neste mês.
Consumidores japoneses podem em breve notar a ausência de cores vibrantes nas prateleiras, reflexo direto dos impactos econômicos do conflito no Oriente Médio.
- Idoso de 81 anos salva motorista de caminhão-tanque - 7 de junho de 2026 12:43 am
- Índia registra crescimento de 7,7% do PIB em 2025 - 7 de junho de 2026 12:32 am
- Conflito no Oriente Médio tira cores das prateleiras no Japão - 6 de junho de 2026 11:33 pm























