Munique, Baviera, Alemanha, 15 de fevereiro de 2026, NHK – O ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, destacou a importância de que os Estados Unidos mantenham um engajamento ativo no Indo-Pacífico, em meio ao aprofundamento da cooperação militar entre China, Rússia e Coreia do Norte. As declarações foram feitas durante um painel da Conferência de Segurança de Munique.
O chanceler japonês também comentou a recente vitória do Partido Liberal Democrata nas eleições para a Câmara Baixa, dizendo que o resultado demonstra apoio público às políticas diplomáticas e de segurança do governo.
Motegi alertou que a crescente coordenação entre Rússia e Coreia do Norte, somada ao avanço militar chinês, representa um risco significativo para a estabilidade regional. Ele ressaltou que Tóquio leva “muito a sério” a possibilidade de ações conjuntas entre os três países.
O ministro também respondeu às críticas feitas pelo chanceler chinês Wang Yi, que havia pedido “vigilância” contra o que chamou de uma tendência perigosa no Japão. Motegi rebateu dizendo que o país segue “um caminho pacifista desde o fim da Segunda Guerra Mundial” e continuará comprometido com a paz global.
Cooperação para reformar o Conselho de Segurança da ONU
À margem da conferência, Motegi se reuniu com os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, Brasil e Índia. Os quatro países reafirmaram o objetivo de alcançar resultados concretos na reforma do Conselho de Segurança da ONU, do qual todos buscam se tornar membros permanentes.
Os ministros concordaram em intensificar a cooperação com os atuais membros permanentes e com países africanos que apoiam mudanças estruturais no órgão. Motegi destacou que fortalecer o Conselho é crucial diante da crescente instabilidade da ordem internacional.
- Usina de Tomari opera sem danos após sismo em Hokkaido - 27 de abril de 2026 8:44 am
- JMA revisa magnitude de terremoto em Hokkaido para 6,2 - 27 de abril de 2026 8:26 am
- Revived Echoes lança novo single “Let’s do it Now” - 27 de abril de 2026 8:13 am























