Kyiv, Ucrânia, 11 de fevereiro de 2026, NHK – O governo do Japão anunciou uma nova contribuição de 3,8 milhões de dólares à Ucrânia, por meio da UNESCO, para apoiar a restauração de bens culturais danificados desde o início da invasão russa. A iniciativa reforça o papel japonês como um dos principais financiadores internacionais da preservação cultural ucraniana.
A cerimônia de assinatura do novo aporte ocorreu nesta terça-feira (10) em Kyiv. O apoio japonês tem sido direcionado à recuperação de patrimônios culturais e outras estruturas afetadas pelo conflito, com foco em ações emergenciais e estabilização de áreas atingidas.
A UNESCO afirmou que a nova verba permitirá reforçar a verificação de danos por meio de imagens de satélite e outras tecnologias de inspeção, acelerando medidas de contenção e reparo para evitar deterioração adicional.
O embaixador do Japão na Ucrânia, Nakagome Masashi, afirmou após a cerimônia que a cultura é parte essencial da soberania ucraniana e que Tóquio pretende manter seu apoio contínuo.
A vice-ministra da Cultura da Ucrânia, Anastasia Bondar, agradeceu o gesto e ressaltou a importância do reconhecimento internacional do valor cultural do país, especialmente em meio à destruição causada pela guerra.
O reforço financeiro consolida o Japão como um dos principais parceiros da Ucrânia na proteção de seu patrimônio histórico, em um momento em que ataques continuam a ameaçar museus, igrejas, monumentos e centros culturais.
- Onda de calor histórica castiga a Europa com altas recordes - 29 de junho de 2026 1:26 pm
- Morre o icônico cantor e ator japonês Miwa Akihiro - 29 de junho de 2026 10:21 am
- Menino de 11 anos é resgatado vivo dos escombros na Venezuela - 29 de junho de 2026 10:04 am























