Washington, D.C., Estados Unidos, 14 de fevereiro de 2026, Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país enviará um segundo porta-aviões ao Oriente Médio, ampliando a pressão militar sobre o Irã enquanto continuam as negociações sobre o programa nuclear iraniano. A medida reforça a presença norte-americana na região, que já conta com o porta-aviões USS Abraham Lincoln, posicionado no Mar da Arábia.
As negociações entre Washington e Teerã foram retomadas em 6 de fevereiro (6), com a participação de autoridades de alto escalão dos dois países. O governo norte-americano busca limitar o avanço do programa nuclear iraniano, enquanto o Irã pressiona pela retirada de sanções econômicas.
O New York Times informou que o USS Gerald R. Ford — o mais moderno porta-aviões da frota americana — deixará o Caribe rumo ao Oriente Médio, acompanhado por navios de escolta. A embarcação participou recentemente de operações militares dos EUA contra a Venezuela em janeiro.
Durante conversa com jornalistas na Casa Branca, Trump declarou que, caso um acordo seja alcançado, o envio do porta-aviões poderá ser interrompido. Mais tarde, em visita ao estado da Carolina do Norte, o presidente afirmou que uma mudança de regime no Irã “parece ser a melhor coisa que poderia acontecer”, intensificando o tom das declarações.
A ampliação da presença militar norte-americana ocorre em um momento de tensão crescente, com Washington buscando pressionar Teerã tanto diplomática quanto militarmente para alcançar um acordo que limite suas capacidades nucleares.
- Brasil celebra o Dia do Professor e histórias de impacto - 13 de outubro de 2026 11:50 am
- Naufrágio de barco com migrantes mata pelo menos 139 em Djibuti - 13 de outubro de 2026 11:11 am
- Bali homenageia vítimas de atentados ocorridos há 24 anos - 13 de outubro de 2026 11:07 am























