Tóquio, Japão, 4 de janeiro de 2026 – Agência Kyodo News – Em resposta aos ataques militares dos Estados Unidos contra a Venezuela, o governo japonês ativou rapidamente um protocolo de segurança para seus cidadãos no país. Uma força-tarefa foi estabelecida na embaixada japonesa em Caracas, com o objetivo principal de coletar informações e garantir a proteção dos residentes japoneses.
A ação preventiva do governo japonês não é recente. Desde 4 de dezembro, o Ministério das Relações Exteriores já recomendava que cidadãos japoneses evitassem qualquer viagem à Venezuela, independentemente do propósito. O alerta foi agora reforçado diante da escalada militar.
Os residentes japoneses que já se encontram no país receberam orientações claras das autoridades. Eles são aconselhados a considerar seriamente a evacuação ou, pelo menos, a se preparar para essa possibilidade, tendo documentos e itens essenciais prontos para uma saída rápida.
Enquanto a comunidade internacional reage à intervenção norte-americana, o Japão concentra seus esforços na assistência consular humanitária. A embaixada em Caracas mantém canais de comunicação abertos com todos os cidadãos registrados, fornecendo atualizações e instruções de segurança em tempo real.
- Ucrânia celebra Dia da Vyshyvanka em sinal de união - 22 de maio de 2026 8:19 am
- Ucrânia ataca inteligência russa em Kherson: 100 baixas - 22 de maio de 2026 8:07 am
- Tóquio cria agente químico contra fogo em baterias de lítio - 22 de maio de 2026 6:51 am























