Nuuk, Groenlândia, 23 de janeiro de 2026, Reuters – Moradores da Groenlândia voltaram a manifestar ceticismo e oposição após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterar seu interesse em adquirir o território durante um discurso na Suíça. A fala ocorreu no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, e reacendeu preocupações entre os habitantes da ilha.
A empresária Mia Chemnitz, que administra uma loja de roupas tradicionais em Nuuk, acompanhou a transmissão ao vivo do discurso na quarta-feira (21). Ela afirmou não reconhecer “a realidade” que Trump tenta construir e criticou a falta de respeito demonstrada em relação ao povo groenlandês.
A comerciante também disse esperar que líderes mundiais reafirmem publicamente seu apoio à Groenlândia diante das declarações de Trump. O presidente norte-americano se reuniu com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, e afirmou posteriormente que ambos concordaram em estabelecer um “marco para um acordo futuro” envolvendo a Groenlândia e toda a região do Ártico.
Apesar disso, Chemnitz afirmou que ainda não se sente tranquila e que os groenlandeses só poderão avaliar a situação quando mais detalhes forem divulgados. A proposta de aquisição, que já havia causado tensão diplomática no passado, volta agora a mobilizar preocupações sobre soberania, identidade cultural e estabilidade regional.
- Rússia transporta munições nucleares para Belarus - 22 de maio de 2026 11:25 am
- WAZOO lança bluegrass vulcânico inspirado na França rural - 22 de maio de 2026 10:47 am
- Ucrânia celebra Dia da Vyshyvanka em sinal de união - 22 de maio de 2026 8:19 am























