Tóquio, Japão, 5 de julho de 2026, Kyodo News — O movimentado distrito de Shibuya consolidou-se novamente como o local mais frequentado da capital japonesa por viajantes internacionais. Um levantamento oficial realizado pelo Governo Metropolitano de Tóquio revelou que o bairro liderou a lista de preferências dos turistas estrangeiros em 2025, mantendo-se no topo pelo quarto ano consecutivo.
A pesquisa é realizada trimestralmente nos aeroportos internacionais de Haneda e Narita, coletando as impressões dos visitantes logo antes de deixarem o país. Para este relatório anual, a administração da capital compilou os dados e respostas de cerca de 16 mil turistas que estiveram na metrópole ao longo do ano passado.
Os indicadores estatísticos apontam que mais de 60% dos entrevistados incluíram Shibuya em seus roteiros de viagem. O renomado centro de compras de luxo de Ginza garantiu a segunda posição do ranking, sendo mencionado por 54,1% dos viajantes, seguido de perto pela região histórica e comercial ao redor da Estação de Tóquio, que registrou 51,8% das preferências.
O perfil demográfico dos frequentadores de Shibuya destaca uma forte presença do público jovem. Os turistas estrangeiros na faixa dos 20 anos representaram a maior fatia de visitantes do bairro, com 30,1% do total, seguidos de perto por viajantes na casa dos 30 anos, que corresponderam a 21,2% das visitas registradas.
Os dados demonstram uma tendência muito positiva de que os turistas estrangeiros estão, de maneira geral, aproveitando bastante as suas estadias em Tóquio.
Quando questionados sobre as atividades que mais lhes trouxeram satisfação durante a permanência em solo japonês, a culinária local despontou como o grande atrativo: impressionantes 89% dos participantes afirmaram ter desfrutado da gastronomia japonesa. Além disso, 62,7% dos entrevistados dedicaram tempo para fazer compras, adquirindo principalmente itens alimentícios locais e produtos de uso diário.
A experiência positiva na capital também se refletiu no desejo claro de retornar ao arquipélago no futuro. Do total de estrangeiros ouvidos pela sondagem oficial, 47,8% declararam que pretendem voltar com toda a certeza a Tóquio, enquanto outros 30,5% afirmaram que têm o forte desejo de planejar uma nova visita à cidade em breve.
O governo metropolitano continuará trabalhando intensamente para fornecer um ambiente cada vez melhor e mais acolhedor para os turistas estrangeiros com base nos resultados obtidos.
Representantes do setor de turismo do governo da capital destacaram que as informações coletadas são fundamentais para direcionar os investimentos em infraestrutura e atendimento ao cliente. O foco agora será expandir a sinalização multilíngue e aprimorar os serviços de conectividade e transporte para garantir que a experiência dos viajantes continue em ascensão.
- Shibuya é o destino mais visitado por turistas em Tóquio - 5 de julho de 2026 8:18 am
- Onze estátuas budistas são furtadas de templo no Japão - 5 de julho de 2026 8:13 am
- Zelenskyy nega controle da Rússia sobre Kostiantynivka - 5 de julho de 2026 7:35 am























