Tóquio, Japão, 3 de dezembro de 2025, Kyodo News – Dois navios do governo chinês entraram nas águas territoriais do Japão próximas às Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, na madrugada desta terça-feira (2).
Segundo a Guarda Costeira do Japão, as embarcações cruzaram a área próxima à Ilha Taisho por volta das 2h27 e permaneceram no local por cerca de três horas antes de se retirarem. Os navios estavam equipados com canhões, o que intensificou a preocupação das autoridades japonesas.
O episódio marca a primeira incursão desde 16 de novembro e reacende tensões diplomáticas entre Japão, China e Taiwan.
As Ilhas Senkaku são controladas pelo Japão, mas reivindicadas por Pequim e Taipé. O governo japonês mantém a posição de que o arquipélago é parte inerente de seu território, tanto do ponto de vista histórico quanto do direito internacional, e afirma que não há disputa de soberania a ser resolvida.
A intrusão reforça o clima de tensão no Mar da China Oriental, região estratégica e frequentemente marcada por disputas territoriais e demonstrações de poder militar.
- Rússia ataca zona civil em Kiev com mísseis e drones e deixa 13 mortos e dezenas de feridos - 2 de julho de 2026 8:29 pm
- Passa de 2 mil o número de mortos uma semana após terremotos na Venezuela - 2 de julho de 2026 8:23 pm
- Fortes chuvas castigam região de Kyushu no Japão - 2 de julho de 2026 5:55 pm























