Tóquio, Japão, 18 de dezembro de 2025, Kyodo News – O governo japonês estuda encerrar o apoio financeiro a novos grandes projetos de geração de energia solar a partir do ano fiscal de 2027. A proposta surge em meio a preocupações crescentes sobre os impactos ambientais dessas instalações de larga escala.
O plano, elaborado pelo Partido Liberal Democrático, prevê a revisão ou até a abolição da taxa de energia renovável cobrada mensalmente dos consumidores de eletricidade, cuja arrecadação é destinada a financiar grandes empreendimentos solares.
Apesar da possível mudança, o governo pretende manter o incentivo para a instalação de painéis solares em residências, como forma de estimular a geração distribuída e reduzir a dependência de grandes usinas.
O plano energético básico do Japão estabelece a meta de elevar a participação da energia solar na matriz elétrica nacional dos atuais 9,8% para até 29% até o ano fiscal de 2040.
Para alcançar esse objetivo, autoridades planejam apoiar o desenvolvimento e uso de células solares de perovskita, tecnologia considerada promissora por ser leve, flexível e capaz de ser instalada em paredes e superfícies diversas.
A discussão reflete o desafio do Japão em equilibrar sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica, ao mesmo tempo em que busca ampliar sua liderança em inovação energética.
- Terremoto de magnitude 5,6 atinge o centro do Japão - 26 de junho de 2026 11:37 pm
- Greve atinge fábrica da Midea após agressão a trabalhador brasileiro por um chinês - 26 de junho de 2026 8:03 pm
- Alerta de deslizamento é ativado no Japão por fortes chuvas - 26 de junho de 2026 6:10 pm























