Sapporo, Hokkaido, Japão, 19 de novembro de 2025, Kyodo News – A Sichuan Airlines, companhia aérea chinesa, anunciou o cancelamento do plano de retomada de voos entre Chengdu, na província de Sichuan, e o Aeroporto de New Chitose, em Hokkaido, que estava previsto para ocorrer entre janeiro e março de 2026.
A decisão ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre China e Japão, após declarações da primeira-ministra japonesa, Takaichi Sanae, sobre Taiwan. O Ministério das Relações Exteriores da China havia solicitado que seus cidadãos evitassem viagens ao Japão, medida que teria influenciado diretamente a suspensão dos voos.
Os voos entre Chengdu e Hokkaido estavam suspensos desde fevereiro de 2020, devido ao impacto da pandemia de COVID-19, e seriam retomados pela primeira vez em quase seis anos.
Apesar da decisão da Sichuan Airlines, autoridades aeroportuárias afirmaram que nenhuma outra companhia aérea chinesa cancelou voos para Hokkaido até o momento.
O episódio evidencia como questões diplomáticas podem afetar diretamente o setor aéreo e o turismo, em especial em regiões como Hokkaido, que dependem da retomada de conexões internacionais para impulsionar a economia local.
- Estrada Fuji Subaru Line reabre para temporada de turismo - 19 de abril de 2026 1:21 pm
- EUA liberam transações de petróleo russo sancionado - 19 de abril de 2026 12:08 pm
- Coreia do Norte realiza novos lançamentos de mísseis - 19 de abril de 2026 11:51 am























