Pequim, China, 21 de novembro de 2025, Xinhua – O Ministério das Relações Exteriores da China voltou a pedir nesta sexta-feira (21) que a primeira-ministra japonesa, Takaichi Sanae, se retrate de uma declaração sobre uma possível emergência em Taiwan. Segundo Pequim, o comentário ameaça a construção de uma relação estratégica estável e mutuamente benéfica entre os dois países.
A porta-voz Mao Ning afirmou em coletiva de imprensa que as declarações da líder japonesa foram “claras e errôneas”, provocando indignação e condenação entre o povo chinês.
O pedido ocorre após Takaichi ter reiterado mais cedo que não houve mudança na posição do Japão em relação à China, destacando que ela e o presidente Xi Jinping reafirmaram no mês passado a intenção de avançar em uma relação baseada em interesses estratégicos comuns.
A reação chinesa intensificou-se desde que Takaichi declarou no Parlamento que uma emergência em Taiwan envolvendo uso de força poderia representar uma ameaça à sobrevivência do Japão.
Separadamente, o ministério informou que o premiê Li Qiang chegou a Joanesburgo, África do Sul, para participar da cúpula do G20, onde o tema das relações internacionais e da estabilidade regional deve ganhar destaque.
O episódio evidencia o aumento das tensões diplomáticas entre Tóquio e Pequim, colocando Taiwan novamente no centro das disputas geopolíticas do Leste Asiático.
- Tempestades gêmeas avançam e provocam caos no Japão - 27 de junho de 2026 5:53 am
- Terremoto de magnitude 5,6 atinge o centro do Japão - 26 de junho de 2026 11:37 pm
- Greve atinge fábrica da Midea após agressão a trabalhador brasileiro por um chinês - 26 de junho de 2026 8:03 pm























