Bangkok, Província de Bangkok, Tailândia — 1 de outubro de 2025 — Thai News Agency – O ex-primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, apresentou oficialmente um pedido de perdão real para reduzir sua pena de prisão, semanas após ser condenado pela Suprema Corte a cumprir um ano de detenção por crimes cometidos durante seu mandato.
Thaksin, de 76 anos, foi levado à prisão no início de setembro, mas passou a maior parte do tempo em um hospital, alegando problemas de saúde. A Corte afirmou que sua pena anterior não havia sido devidamente cumprida, o que motivou a nova ordem de encarceramento.
Thaksin governou a Tailândia por cinco anos, até ser deposto por um golpe militar em 2006. Desde então, sua trajetória política tem sido marcada por exílio, disputas judiciais e influência indireta sobre o cenário nacional. Sua filha, Paetongtarn Shinawatra, também foi afastada do cargo de primeira-ministra em agosto (15), após uma investigação ética.
O pedido de perdão ocorre em meio a tensões políticas e debates sobre justiça e privilégio no país. A decisão final sobre a concessão do perdão cabe ao rei da Tailândia, conforme previsto na legislação nacional.
A expectativa é que o pedido seja avaliado nas próximas semanas, podendo influenciar o futuro político da família Shinawatra e o equilíbrio de forças na Tailândia. Enquanto isso, Thaksin permanece sob custódia, aguardando a resposta oficial ao seu apelo.
- Atirador é morto após disparos perto da Casa Branca - 24 de maio de 2026 10:35 am
- Banda NEATO anuncia turnê internacional e novo single - 24 de maio de 2026 10:01 am
- Princesa Aiko prestigia Festival do Laos em Tóquio - 24 de maio de 2026 2:58 am























