Tóquio, Japão — 27 de outubro de 2025 — Asahi Shimbun – Foi inaugurada no dia (27) a 38ª edição do Festival Internacional de Cinema de Tóquio, um dos maiores eventos cinematográficos da Ásia. A cerimônia de abertura aconteceu no distrito de Hibiya, região central da capital japonesa, com a presença de atores, diretores e profissionais da indústria vindos de diversos países.
Entre os destaques do tapete vermelho estavam o ator japonês Takiuchi Kumi, que atua como “apresentador” do festival, e a veterana Yoshinaga Sayuri, que interpreta uma personagem inspirada na alpinista Tabei Junko — primeira mulher a alcançar o topo do Monte Everest — no filme de abertura “Climbing for Life”.
A competição principal reúne quinze filmes selecionados entre 1.970 inscrições de 108 países e regiões. O Japão está representado por duas produções: “Blonde”, dirigido por Sakashita Yuichiro, e “Echoes of Motherhood”, de Nakagawa Ryutaro, que conta com a participação da renomada diretora Kawase Naomi como atriz.
Ao todo, 184 filmes serão exibidos em diferentes salas de cinema espalhadas por Tóquio até o encerramento do festival, no dia (5) de novembro. A programação inclui estreias mundiais, sessões especiais, debates com cineastas e homenagens a figuras históricas do cinema asiático.
Os vencedores das categorias competitivas serão anunciados na cerimônia de encerramento, consolidando o evento como vitrine de talentos emergentes e consagrados da sétima arte. A expectativa é de público recorde e grande repercussão internacional.
- China proíbe Meta de adquirir startup de IA Manus - 28 de abril de 2026 8:59 pm
- Irã pode esgotar estoques de petróleo em até 22 dias - 28 de abril de 2026 8:49 pm
- Premiê do Japão visitará Vietnã e Austrália em maio - 28 de abril de 2026 8:41 pm























