Tokyo, Japão, 25 de agosto de 2025, Kyodo News – Uma manifestação em apoio à paz e à liberdade na Ucrânia foi realizada em Tokyo, em frente à estação de Shibuya, reunindo refugiados e simpatizantes da causa ucraniana. O ato aconteceu três anos e meio após o início da invasão russa e coincidiu com o aniversário da declaração de independência da Ucrânia, em 1991.
Os participantes levantaram bandeiras ucranianas e entoaram frases como “Peace for Ukraine” e “Stop the War”. A Agência de Serviços de Imigração do Japão estima que, até o fim de julho, 1.937 ucranianos estavam vivendo no país.
“Situação na Ucrânia continua terrível. Espero que nosso país recupere seus territórios e que a guerra termine logo”, disse uma das participantes ucranianas.
Outra refugiada criticou a iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tentar organizar um encontro entre líderes da Rússia e da Ucrânia.
“Minhas expectativas são baixas. Mesmo que a reunião aconteça, duvido que a Rússia cumpra qualquer promessa”, afirmou, acrescentando que deseja retornar ao seu país quando a paz for alcançada, mas que permanecerá no Japão até lá.
O evento reforçou o sentimento de solidariedade internacional e destacou o impacto da guerra no cotidiano dos ucranianos que buscam abrigo longe de casa.
- Escândalo do “Mais Médicos” e a conivência do STF - 11 de setembro de 2026 12:22 pm
- Houthis intensificam controle em rota do Mar Vermelho - 11 de setembro de 2026 12:10 pm
- STF é contra a democracia diz The Economist - 11 de setembro de 2026 9:46 am























