37.5 C
Kóka
sábado, 27 junho, 2026 12:16: am
spot_img
Inicio Asia Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira

Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira

Medida segue gesto similar de Seul e pode sinalizar início de descongelamento nas relações intercoreanas

0

 

Seul, Coreia do Sul, 9 de agosto de 2025 — Yonhap News Agency – O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou neste sábado (9) que a Coreia do Norte iniciou a retirada de parte de seus alto-falantes instalados ao longo da fortificada Zona Desmilitarizada (DMZ), em resposta a gestos recentes de Seul para reduzir tensões.

Segundo os militares sul-coreanos, equipes norte-coreanas começaram as operações de remoção na manhã deste sábado, em pontos específicos da linha de frente.

Os equipamentos vinham sendo usados por Pyongyang para transmitir ruídos e mensagens de contra-propaganda, em reação às transmissões de Seul que criticavam a liderança norte-coreana.

No início desta semana, a Coreia do Sul retirou todos os seus alto-falantes como parte de medidas para diminuir a tensão entre os dois países. Analistas acreditam que a ação do Norte pode ser interpretada como um gesto de reciprocidade.

Desde que assumiu o cargo em junho, o presidente sul-coreano Lee Jae-myung vem defendendo a retomada antecipada das conversas com o Norte. Até o momento, Pyongyang tem rejeitado as propostas, mas a nova movimentação pode representar uma abertura.

“A remoção dos alto-falantes não resolve os problemas, mas é um passo simbólico que pode ajudar a quebrar o gelo”, avaliou um especialista ouvido pela Yonhap.

O gesto, embora limitado, reacende esperanças de que as relações intercoreanas possam entrar em um ciclo de distensão após anos de impasse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.