Tokyo, Japão, 2 de julho de 2025, NHK – A Agência Meteorológica do Japão anunciou que o país registrou o mês de junho mais quente desde o início dos registros em 1898, com uma média nacional 2,34 °C acima da temperatura normal para o período.
De acordo com os dados divulgados, o calor de junho (2025) superou em quase 1 grau Celsius o recorde anterior, estabelecido há cinco anos. O fenômeno foi atribuído à presença de um sistema de alta pressão que dominou amplamente o território japonês, abafando a frente de chuvas sazonal que normalmente marca o período.
Cidades como Omu, em Hokkaido, e Sendai, no nordeste do país, apresentaram temperaturas 4,8 °C e 3,6 °C acima da média, respectivamente. Na capital japonesa, Tokyo, os termômetros ultrapassaram os 30 °C em 13 dias do mês, número recorde para o mês de junho, com uma média 2,8 °C acima do normal.
As autoridades recomendam o uso constante de hidratação, o descanso em ambientes climatizados e a vigilância com sintomas de insolação e exaustão térmica. A elevação anormal das temperaturas no arquipélago levanta novas preocupações sobre os efeitos das mudanças climáticas na Ásia Oriental.
- Terremoto de magnitude 5,6 atinge o centro do Japão - 26 de junho de 2026 11:37 pm
- Greve atinge fábrica da Midea após agressão a trabalhador brasileiro por um chinês - 26 de junho de 2026 8:03 pm
- Alerta de deslizamento é ativado no Japão por fortes chuvas - 26 de junho de 2026 6:10 pm























