Osaka, Prefeitura de Osaka, Japão, 12 de julho de 2025, Kyodo News – Um importante dirigente do Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão e o vice-primeiro-ministro da China discutiram nesta sexta-feira (11) o futuro das relações comerciais entre os dois países, com foco na retomada das exportações japonesas de frutos do mar e carne bovina para o mercado chinês.
O secretário-geral do PLD, Moriyama Hiroshi — que também preside a União Parlamentar de Amizade Japão-China — recebeu em Osaka o vice-premiê chinês He Lifeng, que está em visita oficial ao país.
As importações chinesas haviam sido suspensas há dois anos, após o início da liberação controlada de água tratada da usina nuclear de Fukushima no oceano. A medida provocou reações negativas por parte de autoridades e consumidores chineses, mas o governo japonês mantém que os níveis de radioatividade estão dentro dos padrões internacionais de segurança.
Além disso, as autoridades discutiram a suspensão de longa data sobre a carne bovina japonesa, em vigor desde 2001 devido a casos de encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca). Embora um acordo bilateral sobre segurança alimentar tenha sido assinado em 2019, a China ainda não implementou os trâmites para retomada da importação.
Outro assunto simbólico abordado foi a possibilidade de novos empréstimos de pandas gigantes ao Japão. O vice-premiê expressou o desejo de iniciar negociações técnicas sobre o tema e declarou esperança em um acordo próximo entre os dois países.
A visita de He Lifeng reforça o esforço bilateral de melhorar o diálogo em meio a tensões geopolíticas e disputas comerciais, sinalizando uma possível aproximação estratégica entre as duas maiores economias asiáticas.
- Alunos brasileiros visitam empresa no Japão - 9 de junho de 2026 11:52 am
- China reivindica território na Zona Econômica Exclusiva do Japão - 9 de junho de 2026 11:17 am
- PIB do Japão cresce menos no 1º trimestre - 9 de junho de 2026 5:56 am























