19 C
Kóka
sexta-feira, 24 abril, 2026 1:39: am
spot_img
Inicio Asia Camboja inaugura base naval financiada pela China

Camboja inaugura base naval financiada pela China

Premiê Hun Manet nega controle chinês e convida países amigos para utilizar estrutura

0

Ream, Província de Sihanoukville, Camboja, 6 de abril de 2025, Agence Kampuchea Presse – O governo do Camboja realizou uma cerimônia para marcar a conclusão das novas instalações da base naval de Ream, no sudoeste do país. A estrutura foi construída com apoio financeiro da China, em um projeto que vem gerando especulações internacionais.

O evento contou com a presença do primeiro-ministro Hun Manet, uma delegação oficial chinesa e embaixadores estrangeiros. Durante seu discurso, Hun Manet agradeceu à China pelo apoio, mas fez questão de esclarecer que a base não está sob controle chinês.

O premiê afirmou que o Camboja recebe de braços abertos todas as nações amigas que desejarem utilizar a base naval, em uma tentativa de reforçar a ideia de neutralidade militar e afastar rumores de acordos secretos.

A declaração pareceu direcionada às preocupações dos Estados Unidos, que vêm manifestando receios sobre a possível utilização exclusiva da base por forças chinesas. Segundo reportagens recentes da imprensa americana, haveria um acordo confidencial permitindo o uso militar chinês em troca da ajuda financeira.

Como parte de sua estratégia de abertura, o Camboja anunciou que aceitará, em meados de abril, a visita de um navio da Força Marítima de Autodefesa do Japão na nova base, reforçando seu compromisso com uma política externa multilateral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.