Fiuggi, Itália, 28 de novembro de 2024 (NHK) – Os ministros das Relações Exteriores do Japão e das Filipinas confirmaram a realização do primeiro Diálogo Marítimo Trilateral entre Japão, Estados Unidos e Filipinas no próximo mês em Tóquio. O objetivo do encontro é fortalecer a cooperação em segurança marítima.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Iwaya Takeshi, reuniu-se com seu homólogo filipino, Enrique Manalo, na cidade de Fiuggi, na Itália, nesta terça-feira (26). Iwaya estava na região para participar de uma reunião de chanceleres do Grupo dos Sete (G7).
Durante o encontro, Iwaya destacou que Japão e Filipinas compartilham valores e princípios fundamentais. Os dois ministros reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto para enfrentar desafios regionais e internacionais, incluindo questões relacionadas ao Mar do Sul da China, e buscar soluções pacíficas para disputas.
Além disso, os líderes trocaram opiniões sobre a situação no Mar do Sul da China e discutiram avanços concretos na cooperação em segurança entre os dois países. A iniciativa reflete o fortalecimento de alianças estratégicas na região Ásia-Pacífico, especialmente diante de crescentes tensões geopolíticas.
O encontro trilateral em Tóquio será o primeiro de uma série de consultas destinadas a promover estabilidade e segurança marítima, reforçando a colaboração entre as três nações em áreas de interesse comum.
- Chega a quase 3 mil o número de mortos pelos terremotos na Venezuela - 5 de julho de 2026 3:59 pm
- Frente sazonal traz mais chuva para Kyushu e tufão avança - 5 de julho de 2026 10:13 am
- Shibuya é o destino mais visitado por turistas em Tóquio - 5 de julho de 2026 8:18 am























