Ancara, Turquia, 24 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Anadolu – Um ataque terrorista ocorrido nesta quarta-feira (23) nas instalações da Turkish Aerospace Industries, próximo à capital Ancara, resultou em cinco mortes e deixou 22 pessoas feridas. O Ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, afirmou que é “altamente provável” que os perpetradores sejam membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização considerada terrorista pelo governo turco.
Testemunhas relataram ter ouvido tiros e uma explosão na empresa estatal de aviação, que produz aeronaves para uso civil e militar, além de estar desenvolvendo um novo jato de combate. Yerlikaya informou que dois dos atacantes foram mortos durante a ação.
“Ao comparar este incidente com ataques similares, temos uma forte convicção de que se trata da organização terrorista PKK. No entanto, como disse, isso será confirmado assim que determinarmos as identidades dos envolvidos”, declarou o ministro.
As autoridades turcas têm enfrentado dificuldades há décadas para reprimir as atividades do PKK. O grupo foi responsabilizado por um ataque em Istambul há dois anos, que resultou na morte de seis pessoas.
Este novo atentado ressalta a persistente ameaça à segurança na Turquia e a complexidade do conflito com grupos separatistas curdos. O governo turco deverá intensificar as medidas de segurança em instalações estratégicas e reforçar suas operações contra o PKK nos próximos dias.
- Peru vive eleição presidencial acirrada neste domingo - 7 de junho de 2026 9:29 am
- Polícia tailandesa prende japonês líder de grupo que aplicava golpes - 7 de junho de 2026 9:19 am
- Trump ordena aceleração do uso de IA na segurança - 7 de junho de 2026 6:49 am























