Tóquio, Japão, 27 de maio de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A Guarda Costeira do Japão informou que foi notificada pela Coreia do Norte sobre seu plano de lançar um “satélite” em algum momento entre 27 de maio e 3 de junho.
Pyongyang alega propósitos pacíficos
A notificação de Pyongyang ocorre em meio a crescentes tensões na península coreana. A Coreia do Norte afirma que o lançamento tem propósitos pacíficos, mas os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que possa ser um teste disfarçado de tecnologia de mísseis balísticos.
De acordo com a Guarda Costeira japonesa, a Coreia do Norte informou que o “satélite” sobrevoará o Japão e áreas marítimas próximas durante o período especificado. Tóquio já emitiu alertas para navios e aeronaves evitarem as áreas potencialmente afetadas.
Reação internacional
A comunidade internacional tem condenado repetidamente os programas de mísseis e armas nucleares da Coreia do Norte, que violam várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU. No entanto, Pyongyang alega que precisa desenvolver tais capacidades como deterrente contra ameaças externas.
O anúncio norte-coreano ocorre dias após os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizarem exercícios militares conjuntos de grande escala, vistos por Pyongyang como um ensaio para uma invasão.
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 3 de fevereiro de 2025 9:46 am
- Festa de 15 anos de Bianca Narita celebra família e amizades em Shiga - 3 de fevereiro de 2025 9:26 am