Sanaa, Iêmen – 03 de Março de 2024 – O governo interino do Iêmen anunciou que um navio de carga, previamente atacado pelo grupo terrorista Houthi, afundou. Relatos locais e de outras fontes indicam que este é o primeiro caso de um navio naufragando após ser atingido pelos houthis. O incidente ocorreu no mês passado no Golfo de Aden, conectado ao Mar Vermelho.
A mídia informa que o navio, de bandeira de Belize, transportava fertilizantes quando foi atacado por mísseis. Todos os membros da tripulação conseguiram evacuar em segurança, mas óleo está vazando da embarcação para o oceano. O governo interino afirma que os ataques dos houthis estão resultando em contaminação ambiental.
Os houthis, apoiados pelo Irã, afirmam solidariedade com o grupo terrorista Hamas em Gaza e têm atacado repetidamente embarcações no Mar Vermelho desde novembro passado.
A área é uma rota de navegação vital, e os ataques estão forçando o desvio de muitos navios, causando interrupções nas cadeias de abastecimento globais.
- Trump ordenou a assessores que tudo fosse descartado na China - 19 de maio de 2026 7:36 pm
- Parlamento de Taiwan rejeita impeachment de Lai Ching-te - 19 de maio de 2026 7:17 pm
- EUA suspendem veto ao petróleo russo por 30 dias - 19 de maio de 2026 7:12 pm























