Tóquio, Japão, 19 de dezembro de 2023 – Autoridades de regulação nuclear (Nuclear Regulation Authority – NRA) no Japão apontaram falhas significativas na segurança da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, operada pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO), após um incidente em outubro que resultou na exposição direta de dois trabalhadores a substâncias radioativas.
Durante uma reunião da Autoridade de Regulação Nuclear na segunda-feira (18), representantes da TEPCO admitiram que trabalhos não programados foram realizados no local, resultando no acidente. Os trabalhadores estavam envolvidos na limpeza de uma instalação de filtração de água quando uma mangueira usada para drenar líquido contaminado se soltou, causando o derramamento do fluido.
Embora os oficiais da TEPCO tenham relatado que a exposição dos trabalhadores à radiação estava abaixo do limite estabelecido pelo governo, a Autoridade de Regulação Nuclear considerou o impacto do incidente como “menor” em sua avaliação preliminar, destacando, no entanto, a falta de abordagem adequada dos fatores de risco durante o planejamento do procedimento.
Os inspetores da NRA também apontaram que os supervisores responsáveis pela execução do trabalho deixaram de confirmar o processo, violando o plano de implementação que estipula os procedimentos gerais de trabalho e medidas de segurança.
O Comissário Ban Nobuhiko expressou sua preocupação, destacando que o acidente poderia ter tido circunstâncias muito mais graves. Ele enfatizou que a TEPCO deveria ter considerado o perigo ao qual os trabalhadores estavam expostos e elaborado várias maneiras de prevenir a exposição à radiação.
Ban acrescentou que a NRA está pronta para determinar o grau em que a empresa violou seu plano de segurança e implementar medidas corretivas necessárias para garantir a segurança contínua na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi.
- Chega a quase 3 mil o número de mortos pelos terremotos na Venezuela - 5 de julho de 2026 3:59 pm
- Frente sazonal traz mais chuva para Kyushu e tufão avança - 5 de julho de 2026 10:13 am
- Shibuya é o destino mais visitado por turistas em Tóquio - 5 de julho de 2026 8:18 am























