Fontes afirmam que o governo japonês está tomando providências para fornecer às Filipinas um radar de vigilância marítima e outros equipamentos sob a nova estrutura de Assistência Oficial à Segurança, Official Security Assistance – OSA. Se concretizada, essa será a primeira aplicação do plano.
O governo lançou a estrutura da OSA em abril para fornecer equipamentos de defesa e outros suprimentos a países com ideias semelhantes para aprimorar a cooperação em segurança.
O governo do Japão está buscando fortalecer os laços com as Filipinas, já que ambas as nações estão cautelosas com as crescentes atividades marítimas da China.
Tóquio também está considerando a possibilidade de iniciar negociações com Manila para concluir um Acordo de Acesso Recíproco. O acordo foi concebido para organizar antecipadamente vários detalhes necessários para que as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas das Filipinas realizem exercícios conjuntos e outras atividades.
Espera-se que o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, discuta o assunto com o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. em uma cúpula em Manila na sexta-feira.
- OMS declara surto de Ebola no Congo como emergência global - 18 de maio de 2026 9:25 am
- Sanja Matsuri em Asakusa termina com desfile de mikoshi - 18 de maio de 2026 9:18 am
- Equipe feminina de futebol da Coreia do Norte chega ao Sul para torneio - 18 de maio de 2026 9:11 am























