O principal porta-voz do governo japonês declarou que o país condena veementemente os ataques do grupo terrorista islâmico palestino Hamas contra civis em Israel.
O Secretário-Chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse a repórteres na terça-feira (10), que o Japão está acompanhando a situação com séria preocupação. Ele afirmou que os ataques do Hamas e o sequestro de civis inocentes não podem, sob nenhuma circunstância, ser justificados.
Matsuno mencionou os cinco países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, que manifestaram apoio a Israel. Ele disse que, no passado, as nações expressaram suas posições sobre questões do Oriente Médio por meio de várias estruturas.
Ele afirmou que o Japão continuará trabalhando para acalmar a situação, fortalecendo esforços com ambas as partes e colaborando com a comunidade global, incluindo os países do G7.
Matsuno também acrescentou que, até o momento, não recebeu relatos de cidadãos japoneses afetados. Ele afirmou que o governo continuará monitorando a situação, atualizando informações sobre quaisquer riscos e prestando apoio aos cidadãos japoneses.
Matsuno indicou que o governo também acompanhará de perto quaisquer efeitos que os acontecimentos possam ter no fornecimento de energia ao Japão.
- Zelenskyy teme que eleições nos EUA reduzam apoio à Ucrânia - 11 de abril de 2026 11:27 pm
- EUA aceitarão pedidos de reembolso de tarifas de impostas por Trump - 11 de abril de 2026 11:21 pm
- Tráfego no Estreito de Ormuz cai drasticamente após conflito - 11 de abril de 2026 8:08 pm























