11 C
Kóka
quarta-feira, 29 abril, 2026 6:07: pm
spot_img
Inicio Guerra Rússia se opõe ao fortalecimento da OTAN na reunião preparatória do TNP

Rússia se opõe ao fortalecimento da OTAN na reunião preparatória do TNP

Os delegados que participaram da sessão preparatória na Áustria para a Conferência de Revisão de 2026 das partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares ouviram o representante russo na terça-feira (1). Mikhail Kondratenkov disse que a OTAN se tornou um "bloco nuclear militar" cuja capacidade estratégica combinada excede a da Rússia.

0

Os delegados que participaram da sessão preparatória na Áustria para a Conferência de Revisão de 2026 das partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares ouviram o representante russo na terça-feira (1). Mikhail Kondratenkov disse que a OTAN se tornou um “bloco nuclear militar” cuja capacidade estratégica combinada excede a da Rússia.

Kondratenkov disse que os orçamentos militares dos países da OTAN e de seus aliados correspondem a cerca de dois terços dos gastos globais. Ele acrescentou que “ouviu relatos” de que os EUA e seus aliados têm planos de instalar armas nucleares na Europa Oriental.

O representante polonês Adam Bugajski criticou os russos por instalarem armas nucleares em Belarus. Ele disse que a medida viola seus compromissos com o Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Bugajski também apontou para as tropas russas que ocupam ilegalmente o complexo nuclear de Zaporizhzhia e disse que suas ações estão “em clara contradição” com a Agência Internacional de Energia Atômica.

Kondratenkov qualificou as acusações como “puramente cínicas”. Ele disse que a Polônia é um dos países que está tentando hospedar armas nucleares da OTAN e que aqueles que acusam a Rússia de violar as regras da AIEA deveriam provar a acusação ou “guardá-la para si”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.