Ministro das Relações Exteriores do Japão visitará a China a partir deste sábado
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa ,fará uma visita de dois dias à China, a partir de sábado, para conversações com seu homólogo, Qin Gang.
Ele será o primeiro Ministro das Relações Exteriores japonês a visitar a China desde dezembro de 2019.
Em sua reunião no domingo, Hayashi, provavelmente, expressará profunda preocupação com as crescentes atividades militares da China em torno do Japão, incluindo o Mar da China Oriental, onde estão localizadas as Ilhas Senkaku.
O Japão controla as ilhas. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional. Diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
Os ministros, provavelmente, discutirão a Ucrânia, onde o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio visitou em março.
Espera-se que Hayashi exorte Pequim a desempenhar um papel responsável, após a visita do presidente Xi Jinping a Moscou, em março.
Hayashi também pressionará para a libertação dos japoneses que estão sendo detidos na China. Eles incluem um funcionário de uma grande empresa farmacêutica japonesa, que foi detido em março.
O Ministro das Relações Exteriores também planeja reafirmar o compromisso do Japão e da China de construir relações construtivas e estáveis.
- Peru vive eleição presidencial acirrada neste domingo - 7 de junho de 2026 9:29 am
- Polícia tailandesa prende japonês líder de grupo que aplicava golpes - 7 de junho de 2026 9:19 am
- Trump ordena aceleração do uso de IA na segurança - 7 de junho de 2026 6:49 am























